terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Doadores de multas do mensalão preparam ação coletiva contra Gilmar Mendes


 (Carlos Moura/CB/D.A Press)
fonte: Correio Brasiliense

Doadores das “vaquinhas” criadas para o pagamento das multas dos petistas condenados no julgamento do mensalão estão se mobilizando para ajuizar uma ação coletiva contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. A ação está sendo coordenada pelo blogueiro paulista Eduardo Guimarães, do “Blog da Cidadania”. No começo do mês, Mendes questionou o processo de arrecadação utilizado para o pagamento das multas. “Será que essa dinheirama, esse dinheiro que está voltando é de fato de militantes? Estão distribuindo dinheiro para fazer esse tipo de doação? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui?", questionou o magistrado.

Guimarães explica que o objetivo é interpelar judicialmente o ministro, para que ele tenha de provar em juízo as supostas ilações. “Ao negar o pedido do Rui Falcão, o ministro [Luiz] Fux argumentou que a legitimidade para esse tipo de ação era das pessoas que doaram, e não do PT. O que estamos fazendo é justamente isso: reunir os doadores para ajuizar a ação”, diz ele. Segundo o blogueiro, pelo menos 380 doadores já manifestaram interesse em participar da ação. “De fato, muitos deles não são filiados ao PT, são apenas pessoas com consciência política. Eu mesmo não sou filiado, apesar de ter doado uma pequena quantia”, comentou. Ele preferiu não revelar o nome do advogado escolhido, por não estar ainda constituído legalmente.

“Essas pessoas foram acusadas publicamente de participar de um esquema de lavagem de dinheiro. Não estamos pleiteando nenhuma indenização, pleiteamos apenas que o ministro se retrate publicamente e admita que não tem provas do que está dizendo”, informou Guimarães. O blogueiro disse ainda que a ação será baseada no artigo 144 do Código Penal. Pelo dispositivo, o autor das supostas ofensas pode responder pelos crimes de calúnia, difamação ou injúria, caso os esclarecimentos sejam considerados insatisfatórios pelo juiz do caso. Procurado, Gilmar Mendes preferiu não se manifestar.



Nota:

Todo o dinheiro arrecadado para pagamento das multas somam mais de 2 milhões de reais. Este dinheiro dividido pelos 380 que se manifestaram é muita grana por doador. Considerando que foram 2 mil pessoas que estão "preocupadas" com a liberdade dos mensaleiros, daria mais de 1000 reais por doador. É muita generosidade!

Que tal uma vaquinha para arrecadarem doação para ressarcimento aos cofres públicos de tudo que estes corruptos desviaram?








Nenhum comentário:

Postar um comentário